Planejamento e ferramentas de gestão de qualidade em saúde

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O planejamento é utilizado para se alcançar um resultado almejado e pode ser dividido em três níveis, hierarquicamente organizados: estratégico, tático e operacional. 
O planejamento estratégico, que ocupa o topo da pirâmide, é caracterizado pela definição de uma estratégia e aperfeiçoamento da mesma. Neste nível, a empresa ou a instituição de saúde elabora os caminhos necessários para se conquistar um objetivo, disseminando-os para os demais níveis, em busca do alinhamento e sincronia da atividade de todos. É importante ressaltar que para desenvolver o planejamento estratégico, deve-se considerar: visão (onde se pretende chegar), missão (o compromisso da empresa) e valores (instrumentos norteadores). 
O planejamento tático possui como característica marcante a visão de médio prazo, como a elaboração de metas mensais. A melhoria de processos é uma prática que se encaixa nesse nível, sendo realizada de maneira harmoniosa.
Por fim, ocupando a base da pirâmide, há o planejamento operacional, representado pelo trabalho do dia-a-dia, a partir do qual o resultado é gerado. É nesse nível em que os profissionais executam o serviço propriamente dito, devendo realizá-lo da maneira mais qualificada possível, auxiliando os demais níveis a atingir o resultado proposto.

 Para se avaliar a qualidade dos serviços de saúde, o Ministério da Saúde recomenda a utilização de ferramentas de avaliação, as quais possibilitam um aperfeiçoamento constante da assistência prestada. Nessa perspectiva, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) firmou parceira com a ONA (Organização Nacional de Acreditação) para a implantação de uma metodologia adequada à realidade brasileira.

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As ferramentas de gestão de qualidade em saúde mais utilizadas atualmente incluem:
·         Folha de verificação.
·         Diagrama de Pareto.
·         Diagrama de causa e efeito.
·         Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência).
·         Matriz SWOT ou FOFA.
·         Plano de ação 5W3H.
·         5 S.
·         Ciclo PDCA.
·         Ciclo BSC.

REFERÊNCIA:
ALVES, V.L.S. Gestão de qualidade: ferramentas utilizadas no contexto contemporâneo da saúde. São Paulo: Martinari, 2009.

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