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O planejamento é utilizado para se alcançar um resultado
almejado e pode ser dividido em três níveis, hierarquicamente organizados: estratégico, tático e operacional.
O planejamento
estratégico, que ocupa o topo da pirâmide, é caracterizado pela definição de
uma estratégia e aperfeiçoamento da mesma. Neste nível, a empresa ou a instituição
de saúde elabora os caminhos necessários para se conquistar um objetivo,
disseminando-os para os demais níveis, em busca do alinhamento e sincronia da atividade
de todos. É importante ressaltar que para desenvolver o planejamento
estratégico, deve-se considerar: visão (onde se pretende chegar), missão (o compromisso da empresa) e valores (instrumentos norteadores).
O planejamento tático possui como característica marcante
a visão de médio prazo, como a elaboração de metas mensais. A melhoria de
processos é uma prática que se encaixa nesse nível, sendo realizada de maneira
harmoniosa.
Por fim, ocupando a base da pirâmide, há o planejamento
operacional, representado pelo trabalho do dia-a-dia, a partir do qual o
resultado é gerado. É nesse nível em que os profissionais executam o serviço
propriamente dito, devendo realizá-lo da maneira mais qualificada possível,
auxiliando os demais níveis a atingir o resultado proposto.
Para se avaliar a
qualidade dos serviços de saúde, o Ministério da Saúde recomenda a utilização
de ferramentas de avaliação, as quais possibilitam um aperfeiçoamento constante
da assistência prestada. Nessa perspectiva, a ANVISA (Agência Nacional de
Vigilância Sanitária) firmou parceira com a ONA (Organização Nacional de
Acreditação) para a implantação de uma metodologia adequada à realidade
brasileira.
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As ferramentas de gestão de qualidade em saúde mais
utilizadas atualmente incluem:
·
Folha de verificação.
·
Diagrama de Pareto.
·
Diagrama de causa e efeito.
·
Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência).
·
Matriz SWOT ou FOFA.
·
Plano de ação 5W3H.
·
5 S.
·
Ciclo PDCA.
·
Ciclo BSC.
REFERÊNCIA:
ALVES, V.L.S. Gestão de qualidade: ferramentas utilizadas no contexto contemporâneo da saúde. São Paulo: Martinari, 2009.
ALVES, V.L.S. Gestão de qualidade: ferramentas utilizadas no contexto contemporâneo da saúde. São Paulo: Martinari, 2009.
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