Gestão de qualidade em saúde

Resultado de imagem para selo de qualidade png
Imagem da Internet

O que é qualidade?

A qualidade é uma propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou uma coisa. É uma virtude que exalta e enaltece algo ou alguém.

O que é gestão de qualidade?

Refere-se à forma como as organizações podem se estruturar para melhorar seu desempenho, adotando estratégias satisfatórias e esforço necessário para que os serviços prestados alcancem a excelência.
A gestão de qualidade teve início nas indústrias, através da fundação da ISO (Organização Internacional de Normalização), que possui a finalidade de tornar as empresas mais eficazes e sustentáveis, e os produtos mais padronizados. Com isso, instaurou-se um controle de qualidade rígido, capaz de garantir essa padronização. Um exemplo desse processo é o selo de qualidade nos alimentos, como leite e amendoim, que indica a aquisição de um produto rigorosamente fiscalizado. 

A gestão de qualidade no contexto de saúde visa reduzir a variabilidade, uma característica intrínseca dos serviços de saúde. Com isso, busca-se aumentar a produtividade de forma qualificada, padronizando os atendimentos e satisfazendo os principais interessados nesse processo: os pacientes. Para atender tal demanda, a Medicina adota os protocolos, os quais tornam a prática médica mais uniformizada. Um exemplo é a classificação de risco segundo o protocolo de Manchester, que prioriza a assistência de acordo com a gravidade e otimiza o fluxo dentro das instituições de saúde. 
Resultado de imagem para protocolo de manchester
Imagem da Internet


REFERÊNCIA:
TAJRA, S.F. Gestão estratégica na saúde: reflexões e práticas para uma administração voltada para a excelência. 2 ed. São Paulo: Iátria, 2008.


Comentários