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O que é qualidade?
A qualidade é uma
propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou uma coisa. É
uma virtude que exalta e enaltece algo ou alguém.
O que é gestão de
qualidade?
Refere-se à forma
como as organizações podem se estruturar para melhorar seu desempenho, adotando
estratégias satisfatórias e esforço necessário para que os serviços prestados
alcancem a excelência.
A gestão de
qualidade teve início nas indústrias, através da fundação da ISO (Organização
Internacional de Normalização), que possui a finalidade de tornar as empresas
mais eficazes e sustentáveis, e os produtos mais padronizados. Com isso,
instaurou-se um controle de qualidade rígido, capaz de garantir essa
padronização. Um exemplo desse processo é o selo de qualidade nos alimentos,
como leite e amendoim, que indica a aquisição de um produto rigorosamente
fiscalizado.
A gestão de qualidade no contexto de saúde visa reduzir a variabilidade, uma
característica intrínseca dos serviços de saúde. Com isso, busca-se aumentar a
produtividade de forma qualificada, padronizando os atendimentos e satisfazendo
os principais interessados nesse processo: os pacientes. Para atender tal
demanda, a Medicina adota os protocolos, os quais tornam a prática médica mais
uniformizada. Um exemplo é a classificação de risco segundo o protocolo de
Manchester, que prioriza a assistência de acordo com a gravidade e otimiza o fluxo dentro das instituições de saúde.
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REFERÊNCIA:
TAJRA, S.F. Gestão estratégica na saúde: reflexões e práticas para uma administração voltada para a excelência. 2 ed. São Paulo: Iátria, 2008.
TAJRA, S.F. Gestão estratégica na saúde: reflexões e práticas para uma administração voltada para a excelência. 2 ed. São Paulo: Iátria, 2008.
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