Grupo e equipe são duas palavras usadas como sinônimos para
expressar algum tipo de organização social. No entanto, elas não querem dizer a
mesma coisa!
A definição de grupo envolve pessoas que possuem objetivos
comuns, mas que nem sempre os resultados são satisfatórios e isso se deve em
parte pelo desconhecimento entre seus membros, falta de relações interpessoais
e comunicação efetiva. O sentimento de competição é frequente, o que cria
barreiras entre seus participantes. Além disso, o líder é distante e
inflexível.
Já na equipe, os integrantes são capazes de estabelecer uma
sinergia em suas ações. Os sentimentos em relação ao outro são expressados, com
muito respeito, o que pode facilitar mudanças comportamentais para a harmonia
do ambiente. Os líderes são atuantes, seguros do desempenho dos seus liderados
e não necessita se preocupar com cobranças já que todos contribuem para um
resultado final satisfatório. As conquistas não são individuais e são comemoradas
como um triunfo de todos.
Não significa necessariamente que não existam conflitos
dentro da equipe. Porém, eles são expressos e os integrantes se mobilizam para
resolvê-los.
Para manter a harmonia nesse ambiente, segue abaixo 4
características essenciais:
1. Empatia: capacidade
de se colocar no lugar do outro. Desenvolver essa habilidade é mergulhar na
realidade subjetiva do outro, olhando a situação com os olhos dele,
compreendendo o que permeia a sua visão de mundo e desenvolvendo atitudes que
contemplem a realidade em que o outro está imerso.
2. Flexibilidade:
estar aberto a novas ideias, e apto a realiza-las sempre que necessário.
3. Feedback:
uma informação de retorno. Certificar-se de a mensagem passada, ou a instrução
dada foram compreendidas. Habilidade de fazer-se entender.
4. Cooperação:
uma atitude de pertencimento e comprometimento com aquela equipe, com ações e
benefícios compartilhados.
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