Processo de comunicação organizacional

A comunicação é uma forma de interação com o outro, envolvendo não somente uma troca de mensagens mas um contato psicológico entre as partes envolvidas. É mais do que emitir, e sim certificar-se de que o outro a entenda. E estas mensagens não precisam estar veiculadas essencialmente em forma de palavras, mas podem ser interpretadas também pelo posicionamento corporal, expressões faciais e gestos.
     Para o profissional de saúde, a comunicação é uma ferramenta de trabalho, que pode tanto acalmar o paciente e esclarecer suas dúvidas, quanto desencorajar suas falas e reprimi-lo, o que interfere na adesão ao tratamento, portanto é um objeto essencial de conhecimento e estudo.  
    A comunicação é imprescindível dentro de qualquer organização social. Os elementos envolvidos serão: emissor, receptor e a mensagem que será enviada por um código. No entanto, existem alguns problemas que podem atrapalhar sua efetividade, sendo classificados em:

-Ruídos: quando a mensagem é distorcida ou má interpretada por parte do receptor.
-Bloqueios: quando a mensagem não é captada e a comunicação interrompida.
-Filtragens: quando a mensagem é recebida em partes, o que pode provocar mal-entendidos.

    
    É importante destacar, que o que ouvimos ou entendemos quando alguém nos fala, sofrerá a influência da subjetividade que carregamos dentro de nós. Ou seja, nossas experiências adquiridas sobre o tema, nosso modo de interpretar os fatos, e até mesmo o estereótipo que criamos da pessoa que nos fala, podem nos afastar do real sentido com o qual a informação foi veiculada.
    Dentro deste contexto de falha na interpretação, existem ainda os problemas semânticos que se relacionam ao fato de que uma mesma palavra não tem o mesmo significado para todas as pessoas. E isso além do cunho emocional pode ser observado também pelas diferenças linguísticas regionais evidenciadas em nosso país. Isso requer dos comunicantes uma maior atenção quanto aos termos e a preocupação se está se fazendo entender.
    Uma boa comunicação, requer:
1. Um exercício de melhora constante do modo como é transmitida.
2. Percepção das reações que as pessoas desenvolvem a partir da sua fala, com a observação da linguagem não verbal.
3. Se preocupar em perguntar se a mensagem está sendo compreendida, e se necessário repetir e usar outras formas de se fazer entender.
4. Adequar a mensagem ao nível de conhecimento do receptor sobre aquele assunto discutido.
5. Saber em que contexto essa mensagem pode ser veiculada. Existem momentos que podem não ser oportunos.

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